Ensaios

Posted by on segunda-feira, 8 de abril de 2013

Aqui expomos alguns ensaios individuais iniciais da Identidade Visual do MUVE.
Como o logo pretende reflectir a ideia do museu em si, procurámos focar-nos em algumas palavras-chave: 

Movimento, Linha Temporal e Sensações.


Ana Rita Gomes

Nesta representação de identidade pretendeu-se um pouco a junção da ideia patente de "movimento", presente na gradação de cinzentos e repetição de elementos, juntamente com a linha temporal e "o" elemento transportador do visitante pelo museu.
Rita Seabra

Ana Casaca
Tendo por base os conceitos definidos anteriormente, este estudo foi realizado a partir de um conjunto de signos visuais. Ao longo da construção desenvolveram-se vários processos até ao momento da solução. Inicialmente com a criação dos conceitos, e todo processo levou-me a pensar no museu em movimento, na solução que transmitisse o passado através do presente, e num estereótipo de cadeira (que imaginei que pudesse ser um carro de supermercado, reconstruído pelo o grupo e ao mesmo tempo transmitisse a mesma função da cadeira.) Contudo, depois de falar com os elementos do grupo, a ideia ficou pendente partindo para outra forma de a conceptualizar. Porém a ideia de transferir este logótipo para o papel também não foi em vão... Pois, o facto do papel ter alguma rugosidade e do processo resultar numa solução com pouca definição, dá-lhe um aspecto antigo e disforme.

Sara Marques

Partindo das palavras-chave já enunciadas, procurou-se criar uma representação simples, através de símbolos que transmitissem o pretendido.   Assim, esta presente a linha (simbolizando os carris onde se efectua a viagem, que se prolonga para a esquerda, para o passado), os círculos (remetendo-nos para as rodas que permitem o movimento) e o relógio (reafirmando a dimensão temporal).
Após a revelação de cada um, obtivemos as respectivas opiniões por parte da professora, que sugeriu um subtítulo que acompanhasse a Identidade Visual, e reflectisse uma das palavras-chave, as sensações. E assim ficou estabelecido, por se caracterizar como um tópico complexo por si só para "caber" num logótipo, e para que a sua identidade fique o mais perceptível e, assim, única deste museu.


Posto isto, novas ideias vão surgindo conforme os estudos e pesquisas que o grupo ainda está a desenvolver, de modo a que a escolha final seja a mais coerente, visível e que identifique o museu!

Leave a Reply

Com tecnologia do Blogger.