Este documento (Manual de Normas Gráficas) pretende proteger a identidade do museu MUVE – o museu das sensações – e evitar a ocorrência de erros técnicos, oferecendo uma contextualização dos elementos de identidade visual do mesmo e descrevendo detalhadamente as especificações para o seu uso em qualquer situação.
Para que a coerência se mantenha é necessário que estas regras sejam cumpridas e, em caso de dúvida ou ocorrência de uma situação não referida neste documento, comunicadas ao Museu.
O logótipo é constituído pelo nome do Museu e subtítulo do mesmo.
O nome, MUVE, é formado a partir da vectorização de uma caligrafia criada para o efeito e procura transmitir todas as ideias que definem este Museu (movimento, tempo e sensações).
A linha – sempre seguida, sem pausas – que dá forma ao nome do Museu, aliada à sua repetição, transmite o movimento.
A utilização do amarelo, vermelho e azul (vivos), aliada às curvas suaves e caligrafadas das letras procuram traduzir o factor “sensações”.
Por último, a forma repetitiva do “m” e o seu inicio, mais perto do limite superior da palavra, permite uma referência subtil ao passado.
Como suporte à compreensão do logótipo, é referido o subtítulo “Museu das Sensações”, como ao tema principal.
Grelha
Esta grelha constitui a base de construção deste logótipo, defenindo as proporções entre os diferentes elementos. Tendo por base a letra “M” , gerou-se uma medida universal e unanima que deve ser respeitada. A relação entre a tipografia, logótipo, usada e a defenição do museu foi cuidadosamente estudada, não devendo ser modificada.
Área de Protecção
Para garantir uma representação correcta do logótipo deverá manter-se um espaço suficiente entre o mesmo e outros elementos gráficos ou margens. Esta regra representa as margens mínimas aconselháveis. Sempre que possível devem ser aumentadas.
Soluções Alternativas
Em algumas ocasiões, poderá ser necessário que o logótipo se apresente com uma largura menor. Nessas condições (e apenas nessas) esta é a solução a utilizar.
Tamanho Mínimo

Para que a legibilidade do logótipo não seja comprometida, aqui estão indicados os tamanhos mínimos do mesmo.
São também apresentadas duas propostas com o subtítulo abaixo do nome ou sem subtítulo, de forma a poder ser representado em tamanhos menores. Esta última opção deve ser utilizada apenas em caso de extrema necessidade e essa escolha deve ser contactada ao Museu.
Negativo


Caso se pretenda que o logótipo se insira sobre um fundo preto (ou seja, se procure o negativo do logótipo) o museu oferece estas duas opções. A primeira, em que a linha superior é negra, tal como o fundo, e o subtítulo amarelo; e a segunda, em que a linha superior é branca, bem como o subtítulo.
Grayscale Positivo e Negativo


Aqui se apresenta o logótipo versão grayscale em positivo e negativo.
Monocromático Positivo e Negativo

No logótipo monocromático positivo, as linhas do original (de cor azul, vermelha, e amarela) passam a ser pretas (Pantone Black; C>0 M>0 Y>0 K>100; R>0 G>0 B>0). O subtítulo passa também para cor preta.

No logótipo monocromático negativo, essas linhas são brancas e a linha branca que se sobrepõe às outras, no original, passa a adquirir a cor do fundo (preto). O subtítulo passa a ser de cor branca.
Comportamento sobre Fundos Coloridos

Sobre um fundo de cor Pantone 102 C (amarelo), as três cores do logótipo convertem-se para a cor Pantone Black (preto), cada uma com a sua percentagem de opacidade.
A azul passa a 75% preto, a vermelha a 50% preto e a amarela a 25% preto.
O subtítulo passa, também, a ser a preto.

Sobre um fundo de cor pantone 485 C (vermelho) ou 661 C (azul), as linhas coloridas passam a ser de cor branca, também com opacidades diferentes umas das outras.
A azul passa a 75% branco, a vermelha a 50% branco e a amarela a 25% branco.
Nestes dois casos, o subtítulo passa a ser a branco.
Comportamento sobre Fundos Fotográficos



Tipografia
As letras do logótipo foram desenhadas especificamente para serem utilizadas no mesmo.

O subtítulo do MUVE - “Museu das Sensações”, tem o tipo de letra “Fabrica”, com peso “regular” e, no seu tamanho original, 20 pontos. As letras de todo o subtítulo são de caixa alta.

Restrições

A alteração do logótipo prejudica a coerência e percepção da identidade comprometendo os seus objectivos. Torna-se necessário respeitar a integridade do logótipo, ou seja, a sua estrutura formal e cromática. Aqui estão representadas algumas das incorrecções.